Um novo relatório das Nações Unidas definiu alguns dos problemas éticos apresentados pelo fornecimento de materiais de terra rara necessários para produzir veículos movidos a bateria.
Relatamos em 2018 como as crianças trabalham nas minas de cobalto da República Democrática do Congo, que abriga 50 % do cobalto mundial, mas o relatório da ONU detalha o quão significativo é isso, alegando condições extremamente perigosas, com equipamentos de segurança inadequados, por muito pouco dinheiro nas minas no sul de Katanga. ”
Os automóveis elétricos do Reino Unido exigirão o dobro do suprimento mundial de cobalto do Cobalt
Essas crianças ganham salários escassos, apesar de serem expostos a perigos físicos, bem como “violações e abusos psicológicos”, afirma o relatório. A ONU diz que o trabalho infantil na mineração de cobalto é “difundido”, enquanto outras questões incluem o acúmulo de ácido sulfúrico em minas abandonadas, que podem poluir o suprimento de água local, enquanto os mineradores correm o risco de respirar a poeira de urânio ao cavar.
Anúncio – Artigo continua abaixo
Os fabricantes de carros estão tentando se afastar do uso do cobalto, e alguns estão usando o blockchain para rastrear sua proveniência, mas o material ainda é um dos pilares das baterias de EV, enquanto o refino em massa torna o rastreamento das origens do material próximo a impossível em alguns casos.
O lítio é outro grande constituinte de automóveis alimentado por eletricidade; Assim como no cobalto, cada bateria requer vários quilos de material. A maioria (58 %) do lítio vem do Chile, onde diz a ONU em algumas áreas 65 % do suprimento de água é usado em lítio e outras atividades de mineração. Isso leva à “migração forçada de populações das aldeias e ao abandono dos assentamentos ancestrais” graças à “escassez de água e um suprimento de água cada vez mais irregular”, alerta o relatório.
A mineração de lítio também traz “degradação do ecossistema e danos à paisagem”, de acordo com a ONU, enquanto os mineradores respiram o pó de lítio que oedema pulmonar.
O hidrogênio está em ascensão? Leia a coluna de Mike Rutherford em automóveis de hidrogênio aqui …