Sinclair C5: A história do carro elétrico de Sir Clive Sinclair

O Sinclair C5 chegou em 1985 com um nível de hype que o acompanha que definitivamente agradaria a Elon Musk, então de quatorze anos, mas essa ideia de um da Grã-Bretanha’s Muitos empreendedores de tecnologia populares caíram espetacularmente logo após o lançamento.
Sir Clive, cuja morte aos 81 anos foi anunciada em 16 de setembro de 2021, foi elogiada na década de 1980 como o inovador da primeira calculadora de bolso e os inovadores computadores domésticos ZX81 e ZX Spectrum. O magnata da tecnologia tinha um profundo interesse no transporte elétrico e fundou a Sinclair Automobiles em 1983, na parte de trás de seus sucessos comerciais anteriores.

Os carros elétricos mais baratos à venda

O primeiro e único automóvel de produção da empresa foi o Sinclair C5, um inovador veículo de três rodas com um corpo de polipropileno criado por Lotus, fabricado na Hoover Washing Maker Factory em Merthyr Tidfil. O C5 foi lançado com grande fanfarra em janeiro de 1985 em Londres – e o projeto foi ladeira abaixo.
Anúncio – Post continua abaixo

Alimentado por uma bateria de chumbo de 12 volts, o C5 tinha um alcance reivindicado de 20 quilômetros – o suficiente para cobrir muitas viagens de pessoas para o trabalho – mas só podia viajar a 15 km / h. São outras desvantagens foram a falta de qualquer forma de impermeabilização, enquanto a baixa construção e a posição de direção reclinada do C5 se sentia exposta e propensa ao tráfego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *